Tríade do Tempo: saiba como aplicar o método na prática

tríade do tempo - evite os ladrões de tempo

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A Tríade do Tempo é um processo de planejamento pessoal que ajuda a se organizar e gerenciar seu tempo de maneira equilibrada. Em suma, ela potencializa a produtividade, gerando resultados comprovados por pesquisas no mundo todo.

Mas é na vida profissional? A Tríade do Tempo, junto com um bom planejamento, vai te ajudar a prever possíveis problemas. Ou seja, você será capaz de se preparar com mais tranquilidade para qualquer mudança ou imprevisto. Vamos ver como aplicar a técnica na prática? Continue lendo.

O que é a Tríade do Tempo

A ideia da Tríade do Tempo foi baseada na matriz de gerenciamento de tempo do escritor e professor de liderança Stephen Covey.

Trata-se de uma metodologia com base científica. Consequentemente ela que nos ajuda a alcançar objetivos de forma mais fácil. Esse método foi criado por Christian Barbosa, um dos maiores especialistas brasileiros em produtividade e gerenciamento de tempo.

O método traz mais qualidade de vida ao promover organização pessoal. Em resumo, ela divide o tempo em três tipos de atividades: importantes, urgentes e circunstanciais. Mas vamos parar de falar de teoria e vamos ver como funciona na prática.

Como funciona a Tríade do Tempo na prática

Para desenvolver a sua Tríade do Tempo divida seu tempo nos três campos abaixo.Faça a divisão da seguinte forma: 70% (Importância), 20% (Urgência) e 10% (Circunstancial). Veja:

  • Importância – São as atividades mais importantes do nosso dia. Ou seja, aquelas que fazem nos sentirmos bem: físico, mental, emocional e espiritualmente. Exemplos: praticar exercícios, passar um tempo com quem você ama, ter um hobby que desperte paixão, meditar, etc.
  • Urgência – Sabe aquele imprevisto? Aquela tarefa que cai de para-quedas no seu colo e você não pode adiar? Tarefas assim são urgentes e, geralmente não conseguimos fugir delas. Ou seja,  são aquelas tarefas chatas! Aquelas que te cansam e geram estresse. Pode ser um problema que surge, do nada, quase na hora de ir embora e que não pode ser deixado para depois. Ou uma emergência doméstica, por exemplo.
  • Circunstancial – Mais conhecidas com ladrões de tempo. São atividades desnecessárias e que desviam seu foco do que importa. Geralmente esses pequenos momentos de distração fazem você se sentir frustado. Por exemplo: checar as redes sociais o dia todo, ficar vendo programas de TV só para se distrair, joguinhos de celular, etc.

Para aplicar a Tríade do Tempo não é difícil. Basta gastar o mínimo de tempo com tarefas circunstanciais. Ou seja, você precisa focar nas atividades importantes. Além disso, procure ter a menor quantidade possível de tarefas urgentes.

Tudo bem que não tem como prever urgências reais ou emergências! Mas se você olhar direitinho vai perceber que muito do que você acha que é urgente, na verdade, poderia esperar. Essa é a grande armadilha! Como dissemos, não é difícil aplicar o método, mas identificar qual é a importância de cada tarefa é que é o verdadeiro segredo.

Vamos ver mais alguns passos para facilitar

Aplicando a Tríade do Tempo em 5 passos

Se você deseja gerenciar seu tempo de forma otimizada é preciso realizar o planejamento de sua Tríade aplicando as seguintes fases:

  1. Identidade – Comece buscando dentro de si mesmo os erros que te impedem de administrar seu tempo. Quanto mais autoconhecimento tiver, melhor.
  2. Metas – Defina as tarefas específicas para atingir seu objetivo e estipule prazos para tornar seus sonhos realidade.
  3. Planejamento – Tenha uma agenda firme, porém flexível para lidar com eventos urgentes. Trace caminhos para conquistar suas metas.
  4. Organização – Se organizar pessoal e profissionalmente é essencial para estabelecer o cumprimento de prazos, produzir melhor e ter mais tempo livre. O planner é uma ferramenta que pode te auxiliar neste processo.
  5. Execução – Liste as atividades prioritárias do seu dia e estipule um tempo para o término delas. Foque sempre no mais importante, finalize e passe para a próxima tarefa.

ESFERA PESSOAL

Disciplina e autoanálise são palavras-chave quando se fala em planejamento pessoal. Avalie seus desejos e necessidades e vá adaptando as metas ao longo do tempo.

O indicador da Tríade do Tempo mensura o resultado da aplicação da metodologia e cria um score de produtividade, onde você pode identificar os pontos de melhoria em sua rotina.

ESFERA PROFISSIONAL

Para a empresa prosperar é preciso que todos os setores estejam alinhados a um só objetivo. Ou seja, nada como um planejamento eficaz para orientar quais serão as metas, planos estratégicos e obrigações.

Por exemplo, digamos que você tenha uma tarefa difícil a fazer. Seguindo na mesma linha, podemos dizer quebrá-la em etapas já solucionaria o problema. No entanto, mesmo essa técnica pode ser uma armadilha.

O modelo da Tríade aumenta o desempenho empresarial. Ele usa ferramentas comprovadas, antecipando soluções através de um planejamento claro e prático. Como resultado, ajuda bastante a manter as coisas sob controle.

Tríade do Tempo: seu planejamento futuro

Seu sucesso pessoal e profissional só depende de você! Portanto, analise qual é seu objetivo. Além disso, cumpra as metas e coloque em prática seu planejamento.  Ou seja, organize e execute tudo o que se propôs. Assim você vai gerenciar seu tempo e manter harmonia, não só nas áreas relevantes acima, mas também no âmbito financeiro, na saúde e bem estar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

5 motivos para usar o ByDelta
Organização pessoal

5 Motivos para Assinar o ByDelta Hoje

A inovação é algo que causa certa estranheza quando chega. Porém, sua principal função é resolver um problema (ou vários). Assim nasceu o ByDelta! Pensado levando