Se A Sua Pele Estiver Assim, Cuidado!

Mulher cuidando da pele após ter usado o ByDelta para organizar o skincare.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes causadores de doenças. Sobretudo, ela ainda é um ótimo sinalizador de como anda a saúde do nosso corpo, e a falta de vitalidade pode indicar muita coisa. Portanto, se a sua pele estiver assim, muito cuidado!

As inúmeras atividades do dia a dia são capazes de tirar a nossa atenção de algo primordial: a nossa saúde! Principalmente a pele, o maior órgão do nosso corpo, requer muito cuidado e atenção.

Um vilão para a pele

Mulher nervosa pois e preocupada com a saúde da pele.
By GIPHY

O estresse, diferente do que muitos pensam, é um agente protetor do organismo. Em situações de alerta, o corpo libera hormônios e mediadores químicos responsáveis por protegê-lo de agressores. Um desses hormônios tão importantes é a adrenalina, responsável pela famosa sensação de “correr ou ficar”.

O problema todo começa quando o estresse se torna algo crônico, constante nas nossas rotinas.  Além disso, um outro hormônio muito liberado no estresse, chamado cortisol, é capaz de ativar o sistema imunológico e agravar várias doenças, principalmente na pele.

Cuidado com a cor da sua pele

A vermelhidão, a coceira e o ressecamento são alguns dos sinais de que há algo de errado com a saúde da sua pele. Se estiver notando sintomas assim na sua pele, cuidado.

A urticária crônica é uma irritação da pele que causa coceira e está diretamente ligada as emoções. Da mesma forma, algumas doenças autoimunes, ou seja, quando as células de defesa atacam o próprio corpo, apesar de serem genéticas, tem ampla relação com o estresse, uma vez que ele pode ser o responsável pela manifestação da doença.

Algumas dessas doenças autoimunes que se manifestam na pele são:

  • Psoríase: Apesar de 30% dos casos terem origem genética, pode ser desencadeada pelo estresse. Ela se manifesta com placas escamosas esbranquiçadas sobre a pele e costuma atingir joelhos, cotovelos e couro cabeludo;
  • Lúpus: O lúpus é uma doença que acomete vários sistemas do corpo, entre eles a pele (lúpus discoide), onde aparecem manchas vermelhas que podem ou não coçar, principalmente no rosto. Na grande maioria dos casos, os primeiros sinais da doença surgem após um período de muito estresse emocional.
  • Vitiligo: Conhecida como a doença que levou o cantor Michael Jackson a optar por mudar a cor da pele, o vitiligo é desencadeado devido a fatores emocionais, como o estresse, uma vez que já há predisposição genética. Os sinais são manchas brancas (descoloração) em diversas áreas do corpo e, infelizmente, são irreversíveis.
Modelo com vitiligo fazendo skincare, tendo cuidado com a pele.
By GIPHY

Cuidar da pele é cuidar da mente! 

Agora você já sabe que diminuir o nível de estresse é uma das melhores formas de cuidar da pele. Porém, o que você não sabe é que a organização é uma arma poderosa contra ele.

Sim, você pode, assim como várias pessoas, utilizar o ByDelta para organizar a sua vida pessoal. Assim, você consegue evitar o estresse e, de quebra, fazer um cronograma de skin care. Assim, você irá se lembrar de se hidratar, fazer esfoliação e limpar a sua pele com a frequência necessária. Tudo para te manter saudável e linda.

Não é o máximo poder contar com um app que, além de cuidar da organização, ainda te ajuda a cuidar da sua saúde e evitar doenças? Então pare de perder tempo. Vem logo se apaixonar pelo ByDelta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

Mulher cuidando da pele após ter usado o ByDelta para organizar o skincare.
Organização pessoal

Se A Sua Pele Estiver Assim, Cuidado!

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes causadores de doenças. Sobretudo, ela ainda é um ótimo sinalizador de como anda