O Home Office veio para ficar? O que fazer para não enlouquecer

Mulher sentada no chão, trabalhando em Home Office e tomando um café do tipo Latte

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É certo que o ano de 2020 foi um divisor de águas em várias coisas impactando, inclusive, no estreito equilíbrio entre: vida pessoal, família, trabalho e saúde mental. O Home Office entrou meio que de paraquedas em meio a toda essa confusão e passou a fazer parte de nossas vidas.

Para algumas pessoas, a ideia de trabalhar em casa representou um trauma, mas para outras, a vida melhorou e há relatos de aumento na percepção geral de felicidade. O que elas fizeram e como você pode trabalhar em casa, sem enlouquecer e, ainda por cima, curtindo a parte legal! Veja o que vamos ver neste artigo:

Por que alguns não se adaptaram

Família, trabalho, filhos, pets, exercício físico, alimentação equilibrada… Ufa!!! Parece que a lista não tem fim, não é mesmo? Você já deve ter tido a sensação de que precisava de 30 horas para dar conta de todo seu planejamento?

mulher dizendo que isso dói muito
by Giphy

Se já se sentiu assim, saiba que você não é a primeira e nem a última pessoa que passou por isso!

Enquanto você faz de tudo para se organizar, sempre há aquele colega – terrivelmente irritante – que parece que dá conta de 1001 tarefas e, ainda por cima, é defensor de carteirinha do Home Office. Você fica se perguntando de onde essa pessoa tira tanto tempo e energia, mas não consegue ver em que poder melhorar seu planejamento, o que dirá sua produtividade em Home Office.

O fato é que essa pessoa não dispõem de mais tempo que você – ou do que qualquer outro ser humano -, a única diferença que faz com que esta consiga dar conta de toda a rotina, sem perder o equilíbrio, pode ser resumida em uma única palavra: foco. Mas se é só isso, quais são os truques que podem te ajudar a manter o foco e, ainda por cima, se sentir bem trabalhando em Home Office e, até mesmo, achar a experiência bacana?

O que você pode fazer para conseguir se manter em foco

Câmera 35mm com várias regulagens
by Giphy

Se você já tentou tirar fotos com uma câmera antiga, com filme de 35mm e totalmente mecânica, você vai se lembrar das dezenas de possibilidades de ajustes que tinha de fazer para que a foto ficasse boa. Fotometria, compensação de exposição, velocidade, abertura ƒ e foco! Apesar de todos os outros ajustes serem bastante importantes, sem o foco todo o trabalho prévio de ajustar a câmera era simplesmente jogado fora.

Faça o que te faz feliz
by Giphy

Estar em Home Office, fazendo de tudo para equilibrar uma rotina puxada não é muito diferente. Pense que cada tarefa de seu dia a dia é uma dessas regulagens precisas que você precisa fazer para “tirar uma boa foto”. No entanto, começar a ajustar todo o resto e deixar o foco por último – seja na fotografia ou na vida -,  nunca foi um bom negócio!

Não se distraia com itens periféricos de seu dia! Você vai esquecer de coisas que tem prioridade e que, se não for devidamente cuidadas, pode estragar todo seu planejamento. Veja alguns passos abaixo que vão facilitar sua vida na hora de ajustar o foco das suas tarefas para querer ficar no Home Office, mas com um planner bem ajustado:

  1. Gerencie bem o seu tempo;
  2. Crie um planner TOP para não ficar patinando
  3. Lembre-se que processos não são escritos na pedra. Eles precisam evoluir;
  4. Divirta-se durante sua transformação.

Como gerenciar seu tempo e produzir mais no Home Office

Aqui no Blog da ByDelta temos dado algumas dicas bem legais sobre como organizar o tempo – como por exemplo este artigo -, então você sabe que pode recorrer a este canal buscando conteúdo prático para te ajudar a melhorar cada vez mais o aproveitamento de seu tempo e, por isso, ter mais qualidade de vida!

Placa da Banda Simple Plan fazendo um trocadilho para manter seu planejamento simples
by Giphy

Mas se você quer mesmo gerenciar seu tempo, pode ser que não funcione – ao menos em um primeiro momento -, adotar algum método como o Pomodoro, o GTD ou outro qualquer. O que fazer então? Comece fazendo uma lista simples de tarefas do seu dia! Básico? Nem tanto! A dica aqui é construir a lista na noite anterior para já ter uma ideia do que fazer no dia seguinte. Só não caia na armadilha da ansiedade. Se a ansiedade vai te incomodar, então comece o dia fazendo a lista.

Depois de fazer a lista, marque aquilo que é indispensável. Ou seja, que você tem que fazer de qualquer jeito;

Depois de marcar o indispensável, marque o que pode ser delegado a alguém;

Depois, marque o que pode ser feito em até 24hs;

Por último, mas não menos importante, deixe um espaço para tarefas urgentes que podem aparecer sem aviso prévio. Mas cuidado! Faça sempre a redivisão de seu planejamento sempre que algo não programado cair de paraquedas.

Crie um planner TOP para seu Home Office!

Tudo muito legal, mas a gente sabe que quem trabalha em Home Office, ou até mesmo em um escritório, passa boa parte de seu tempo em um computador. isso significa que um Planner rabiscado em papel pode não ser a melhor escolha na hora de montar suas listas de tarefas.

O que mais atrapalha neste caso é a dificuldade de catalogar seu aprendizado para poder perceber o quanto você está evoluindo. Isso costuma ser desanimador, mesmo para o planejador mais entusiasmado! aplicativos de gerenciamento de projetos corporativos, como Trello e Asana, são ótimos… para o mundo corporativo.

Imagem mostrando que um planner bem organizado ajuda a recarregar suas baterias no Home Office
by Giphy

Como o foco deles é a organização do trabalho, acabam deixando de fora uma gestão eficiente do seu dia a dia como um todo e a gente sabe que a vida não é só trabalho, não é mesmo? Ainda mais trabalhando em casa!

O ByDelta é diferente nisto justamente porque ele é o melhor planner digital para quem tem uma vida completa! Não dá para planejar seu dia sem levar em conta tudo o que faz parte de sua vida. Para experimentar o ByDelta basta clicar aqui.

Melhore o processo continuamente

Agora que você já criou sua conta no ByDelta e viu como é fácil usar o sistema para organizar o que precisar, vamos lembrar que processos precisam evoluir sempre!

Mulher levantando da cama, dançando, pronta para encarar o Home office de forma positiva
by Giphy

Em resumo, tire um dia a cada semana para avaliar o que você acertou, o que errou, o que foi um ponto fraco no processo e o quais foram seus pontos fortes! Não se limite a avaliar apenas sua produtividade no trabalho, mas faça uma avaliação imparcial e 360º de todos os aspectos de seu dia.

Com o tempo, você irá perceber que seu dia vai começar a render mais! Você criará novos hábitos e encontrará tempo para coisas que nem sequer imaginava que poderia fazer. Essa é a parte prazerosa do processo! Sempre é muito bom ter esse gostinho de vitória nos lábios então, enjoy!

Seja feliz e divirta-se!

Como já repetimos aqui, divirta-se sempre! Organização pessoal não pode ser algo que te estressa, ou que te dá medo. Sempre que você conquistar uma nova

vitória rumo a otimização do seu tempo, irá passar a ver que o Home Office não é aquele bicho papão que alguns pensam! Vai perceber, também, que não estar fisicamente em um escritório não vai limitar seu contato com outras pessoas, pelo contrário! Você irá se divertir e vai ter tempo para viver novas experiências que vão fazer de você uma pessoa mais plena e feliz.

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