4 dicas para reduzir a ansiedade e manter o foco

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Você se deitou, rolou, rolou e rolou na cama e, quando foi ver, já era a hora de levantar.  Quem nunca sofreu com a ansiedade, pensando no dia seguinte que atire a primeira pedra! 

Ansiedade

Segundo a OMS, a ansiedade é o mal do século. Ela atinge mais de 9% dos brasileiros e, dentre os seus mais diversos causadores, está a insegurança sobre o futuro. Felizmente, esse fator pode ser resolvido com uma técnica muito simples: a organização.

Organização vai diminuir a minha ansiedade? Como assim?

Calma! A gente te explica.

Como dissemos, uma das principais causas da ansiedade é a insegurança sobre o futuro. Não saber como as coisas vão acontecer. Uma vez que todas as suas tarefas estão em uma lista, organizadas por prioridade e por horários, tudo está sob controle e você sabe exatamente quando, onde e como cada tarefa do seu dia será realizada. Não é legal ter esse controle? Vamos às dicas!

Dica no. 1: Cada coisa no seu lugar

Você se organizou o melhor que pode. Fez to-do lists, mas sua casa e seu ambiente de trabalho estão uma bagunça. Tudo está fora do lugar. Você procura o que precisa, mas não consegue achar nada. Sua casa parece organizada, mas ainda assim, você demora para encontrar o que quer. A limpeza também está em dia, mas não estamos falando de faxina, e sim de organização.

O que há de errado então? Na maioria das vezes o que falta é um sistema. Há inúmeros deles no mercado, como o GTD, por exemplo. Só que, para quem está começando, adotar uma metodologia assim pode ser um desafio.

Outra forma simples é dar um lugar definido para cada coisa e distribuí-las seguindo uma lógica que você entenda. Esse é um ótimo passatempo, e ainda te ajuda a se concentrar no trabalho, contribui para a sensação de ter tudo sob controle e vai te ajudar a saber exatamente onde cada coisa está.

Mas, e as tarefas?

Dica no. 2: Gerencie suas tarefas do dia-a-dia

A organização pessoal e profissional das tarefas pode ser feita com papel e caneta, usando uma agenda, um planner e até uma to-do list, ou qualquer outra ferramenta. Mas, nada será tão prático quanto o uso de um aplicativo, ou uma plataforma web, para te ajudar a lembrar o que fazer, quando fazer e como fazer.

Hoje em dia, podemos encontrar uma infinita variedade de apps específicos para organização pessoal e profissional, como: Blocos de Notas, Lembretes da Apple, Agendas On-line, etc. Esse é um bom começo, mas, com o tempo, você irá perceber que esses softwares mais simples não atendem toda a diversidade de tarefas, e lembretes, do dia-a-dia.

Dica no. 3: Comece pelo simples

Mais importante, porém, é começar, não é mesmo? Então, pegue papel e caneta, ou abra o bloco de notas do seu telefone. Anote todas as tarefas que você terá no dia seguinte, até as mais simples, como: imprimir um documento ou enviar um email, por exemplo; em seguida, defina os horários em que cada uma dessas tarefas serão executadas. Refaça a lista organizando as tarefas pelo horário. Por último, grife as tarefas de maior importância.

O mais importante: Não se esqueça de seguir o seu planejamento. De nada irá adiantar criar a lista para se organizar, mas, na hora da execução, deixar de fazer o que você definiu.

O problema é que, quando deixamos de atingir determinadas metas – mesmo que pequenas -, isso gera sentimento de frustração. Ou seja, acabamos por arrumar desculpas para não repetir aquele ato que nos causou “dor”. Então, siga em frente e concentre-se nas vitórias de cada dia!

Dica no. 4: Crie o hábito!

Todo hábito novo é um desafio, mas, assim como o hábito de se alimentar, de jogar ou de praticar atividade física, a criação de rotinas  para se organizar precisa estar presente constantemente na sua vida para se tornar um hábito indispensável

No início, você precisará estabelecer uma rotina diária, de pelo menos uns 30 dias, para que esse exercício se torne um hábito. Mais tarde, porém, você pode ir adaptando a melhor frequência para criar as listas de organização de tarefas. Há quem consiga manter o ritmo mesmo criando uma lista semanalmente, deixando sempre pequenas lacunas para encaixar tarefas que apareçam para aquela semana depois de fazer o planejamento.Use a organização pessoal como sua aliada na luta contra o monstro da ansiedade e conte com o ByDelta para te ajudar nessa missão.

2 comentários em “4 dicas para reduzir a ansiedade e manter o foco”

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