Dia da Mulher – Conquistas e Desafios para o Futuro

Dia da Mulher

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Mulher sorrindo pelas conquistas lembradas no dia da mulher

Por merecer uma data para chamar de sua – mais do que merecida, por sinal -, o mundo inteiro comemora, no dia 08 de março, o Dia da Mulher, uma data marcada por conquistas e desafios de uma luta que começou há muito tempo e irá se estender para o futuro.

Mulheres empoderadas se encontrando no dia da mulherEssa data, mais do que uma simples comemoração e um dia onde se homenageia as mulheres, significa a reafirmação acerca do que é realmente ser mulher.  Toda a luta por direitos civis, sociais e, entre outras coisas, igualdade de gênero dão a essa data uma enorme importância. Frente a isso, não poderíamos deixar passar este dia sem fazer uma reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres no último século e os desafios para o futuro, afinal, mulher é sinônimo de conquista!

Dia da mulher – uma data de conquistas

Em meio a muitos protestos, greves e revoluções em busca do direito ao voto, ao estudo e, sobretudo, aos direitos humanos, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 8 de março como Dia da Mulher devido a uma sequência de eventos no Brasil e no mundo:

  • 1911 – Um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York deixa 146 mortos, sendo 126 destes mulheres judias;
  • 1917 – Em 8 de março, 90 mil operárias participam do protesto “Pão e Paz” na Rússia;
  • 1918 – Mulheres conquistam o direito ao voto na Inglaterra;
  • 1932 – A Constituição Federal brasileira permite que mulheres votem;
  • 1945 – Carta das Nações Unidas reconhece a igualdade de direitos entre homens e mulheres;
  • 1960 – Criação e comercialização da pílula anticoncepcional e início da liberação feminina;
  • 2006 – Criação da Lei Maria da Penha dá o pontapé inicial no combate a violência doméstica;
  • 2015 – Lei do Feminicídio classifica o assassinato de mulheres por razão do sexo feminino como crime hediondo.

Todas essas conquistas e desafios superados só nos mostram o quanto as mulheres foram subjugadas pela sociedade. Apesar disso, o dia da mulher ainda marcará uma longa jornada de superação de desafios e conquistas num futuro muito próximo.

Felizmente esse cenário de preconceito vem mudando, mas ainda está longe de ser o ideal.

Desafios para o futuro

É inquestionável que as mulheres estão a anos luz em comparação aos homens quando o assunto é organização, planejamento e atenção aos detalhes. Por esse motivo, elas são as melhores em gestão e estratégia dentro das empresas.

Beyoncé demonstrando o empoderamento feminino dizendo que é a chefe (I'm the boss).

Entretanto, de acordo o Ministério da Economia, as mulheres ocupam 42,5% dos cargos de gerência no país, e apenas 13,9% dos cargos de diretoria. Ao mesmo tempo, elas somam 57% das matrículas nas faculdades. Isso nos faz perceber que, apesar das mulheres serem mais competentes e em maior quantidade, ainda há muita relutância por parte dos empresários em dar os cargos mais altos de suas empresas para o sexo feminino, ainda que sejam a melhor opção. Contudo, esse é apenas um dos muitos desafios que elas ainda terão de enfrentar.

Desafios na luta por igualdade de gênero

Como as responsáveis pela continuidade da espécie humana, as mulheres ainda dão um show! Ao se desdobrarem para dar conta da casa, família e trabalho, elas são o nosso mais puro exemplo de resistência. Porém, isso não as impede de continuar sua luta para que haja mais igualdade de gênero dentro dos lares, pois não há nenhuma responsabilidade que se limite ao sexo feminino e que não possa ser dividida.

Como sempre, o ByDelta pode ajudar muito

Ao ser um planner completo e o único com a seção de papéis, vida e carreira ficam muito mais fáceis de serem organizadas, uma vez que as duas vertentes podem ser integradas no app. Sendo assim, o ByDelta é um ótimo planejador de tarefas, sendo o aliado perfeito na divisão do trabalho igualitariamente dentro das casas e das empresas.

Apesar de precisarem superar inúmeros desafios nos próximos anos, por causa da sua força, criatividade e organização, as mulheres irão dominar o mundo – e o ByDelta estará aqui para aplaudir esse feito!

Imagem de Dellon Thomasa por Pixabaya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

Mulher cuidando da pele após ter usado o ByDelta para organizar o skincare.
Organização pessoal

Se A Sua Pele Estiver Assim, Cuidado!

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes causadores de doenças. Sobretudo, ela ainda é um ótimo sinalizador de como anda