Como organizar o seu 2021

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

“Já é natal na Leader, já é hora…”

Basta ouvir esse jingle para perceber que o ano voou e está prestes a acabar. Um novo ano irá se iniciar, um novo ciclo e todos querem deixar as coisas ruins para trás: as metas não atingidas, os problemas, a bagunça…

Man in Black com um neuralizador
by Giphy

Para começar bem o seu 2021, se organizar é uma boa pedida para não se frustrar tanto. Como já temos falado por aqui, a organização pessoal e o planejamento são capazes de aumentar as chances de realizar as metas e objetivos. Pensando nisso, queremos te ajudar a começar o próximo ano com o pé direito.

Defina muito bem objetivos e metas

Já é quase um ritual: todo fim de ano traçamos metas para o próximo ano. Você já começou a traçar as suas? Se ainda não ou se já começou , se atente a metodologia SMART de criação de metas. Muita gente já ouviu falar dela, mas poucas realmente a colocam em prática. 

O acrônimo SMART, de acordo com as iniciais em inglês, significa, respectivamente: (S)específica, (M)mensurável, (A)alcançável, (R)realista e (T)temporal. Desse modo, preocupe-se em criar metas que sejam:

  • Específicas Generalizar não é o que queremos aqui; 
  • Mensuráveis Você deve ser capaz de quantificá-las, sob qualquer aspecto (tamanho, distância, localização…); 
  • Alcançáveis – Este ponto é de extrema importância. Esta meta realmente pode ser alcançada?;
  • Realistas – Dentro da realidade, a meta é possível ou é uma utopia? Ganhar na loteria ou ficar rico não é uma meta realista;
  • Temporais – Determine um tempo para que as metas sejam alcançadas. Crie metas de curto (semanas), médio (meses) e longo prazo (o ano inteiro, neste caso).

Defina como vai se organizar

Hoje em dia, existem diversas formas de fazer a organização: papel e caneta, para os mais conservadores; aplicativos e softwares, para os mais modernos.

Pessoa planejando sua semana em um colorido e desenhado Planner de Papel
by Giphy

Agendas, planners e bullets journals são ideais para os que não abrem mão de papel caneta. Neles, é possível escrever nos dias, horários, fazer listas e até desenhos, para os que gostam.

Para os mais tecnológicos existem as agendas, gerenciadores de tarefas e planners digitais, como o ByDelta, com todas as possibilidades das opções em papel, porém de forma mais intuitiva. Independente de qual forma você irá escolher, não deixe para a última hora. É através destas ferramentas que você conseguirá planejar o seu 2021.

Revise 2020

Olhar para trás e perceber o que funcionou ou não no ano anterior é uma boa forma de fazer uma auto-análise. Veja as metas que você havia traçado e não cumpriu, aplique a metodologia SMART e, caso necessite, adicione nos objetivos do próximo ano e trabalhe para alcançá-los.

A auto-análise nos permite perceber os erros e acertos e, assim, aperfeiçoar o futuro. Parar e refletir, sem julgamentos, é o que falta na vida de muitas pessoas e as impede de alçar voo. Quem sabe esse não é o seu caso?

Nazaré Tedesco confusa em meio a complexos problemas de álgebra
by Giphy

Organize seus e-mails 

Pode parecer uma coisa simples e irrisória, mas organizar a caixa de e-mails e limpá-la faz uma grande diferença ao iniciar as tarefas no próximo ano

Deixar o velho para trás se traduz em pequenas coisas e esta é uma delas. Você verá que ter a sensação de vida organizada vai muito além da auto-estima; é gratidão!

 

2 comentários em “Como organizar o seu 2021”

  1. Pingback: O Home Office veio para ficar? O que fazer para não enlouquecer

  2. Pingback: Carreira - 6 dicas para melhorar sua vida profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

5 motivos para usar o ByDelta
Organização pessoal

5 Motivos para Assinar o ByDelta Hoje

A inovação é algo que causa certa estranheza quando chega. Porém, sua principal função é resolver um problema (ou vários). Assim nasceu o ByDelta! Pensado levando