Carreira – 6 dicas para melhorar sua vida profissional

Mulher com uma carreira profissional promissora

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Ano novo, vida nova! Ao menos é o que dizem, não é mesm0! Mas o que fazer para que o ano novo seja transformador também para sua carreira profissional? Vamos ver algumas dicas TOP para te ajudar a planejar o seu crescimento em sua carreira e alcançar suas metas para este e para os próximos anos

1- Focar na carreira não é o mesmo que ser profissional

Embora carreira e profissão caminhem juntos, elas não são necessariamente a mesma coisa. Infelizmente ainda há pessoas que, em nome da carreira, fazem qualquer coisa para conseguirem ser notadas, mesmo que isso signifique faltar com a ética.

Para manter o ambiente sadio muitas empresas estão adotando sistemas de compliance bastante completos e com regras claras sobre convivência interpessoal e posicionamento da empresa. A dica é ser colaborativo, ou seja, faça o máximo para que a equipe, como um todo, se destaque. Seja um líder natural, mas sem forçar a barra. Será muito mais fácil para seus colegas respeitarem você se verem você como uma pessoa de ideias e proativa.

2- Vários caminhos, várias possibilidades

O mercado está em constante mudança e você com certeza já sabe disso. No entanto, algo que tem evoluído bastante e o entendimento de que tipo de profissional as empresas precisam. Antes, era desejável que o profissional fosse um mega especialista em sua área. Hoje, as coisas tem mudado. Aquela visão de quanto mais especialista, melhor, ficou para trás. Isso não significa que você não deva mais investir em especializações.

Busque ser um especialista generalista.

Hoje, com a competitividade cada dia mais feroz, as empresas precisam de profissionais multitarefas. Isso não significa que você será um faz tudo. Muito pelo contrário! A ideia é que, além de suas especializações em sua área, você tenha ao menos um conhecimento básico de áreas correlatas. Ou seja, saber bem o que você faz, mas sem fechar os olhos para o entorno.

Com o ByDelta você pode montar um planejamento para turbinar sua carreira. Experimente agora mesmo!

3- Relacionamento Interpessoal

Uma das melhores características que um profissional pode ter é o bom relacionamento interpessoal. Profissionais que têm essa competência são bons com o trabalho em equipe e desempenham um papel fundamental num time, promovendo a comunicação entre os outros integrantes e até mesmo assumindo cargos de liderança. 

 

Pessoas autênticas, que ouvem as outras e conseguem detectar as falhas e problemas da empresa são artigo de luxo no mercado atual, e essa é uma ótima característica para ser trabalhada por quem deseja ser um profissional melhor.

4- Evite Distrações que desviem o foco de sua carreira profissional

Mantenha o foco na carreira profissionalEstar fazendo uma tarefa e interrompê-la por qualquer motivo nos faz perder um precioso tempo, que já é tão escasso no nosso dia a dia. Não são poucas as pessoas que trabalham com o celular do lado, mesmo sem precisar dele, e, ao primeiro sinal de uma nova notificação, deixa o que estava fazendo para olhar o celular e só consegue retornar depois de mais de 10 minutos, aumentando ainda mais o problema tão presente em nossas vidas chamado procrastinação.

Dessa forma, a principal dica aqui é: conheça seus gatilhos de distração. Saber o que te distrai te permite se antecipar e evitar a distração. 

Por exemplo: No caso do celular, uma forma de evitar as notificações (distração), é baixar um app de bloqueio de notificações.

5- Seu lazer não é dispensável

Depois de tanto trabalho, a sua mente precisa de descanso. Por isso, programe seus horários de lazer, sim, coloque no seu planner, e não abra mão dele para trabalhar. Um profissional de sucesso e saudável, tanto física quanto mentalmente, possui o equilíbrio correto entre trabalho e lazer, de forma que uma coisa não prejudique nem tome o tempo da outra.

 

Assim, escolha a atividade que mais gosta de fazer, desligue o celular e curta o seu momento. Podemos garantir que a sua produtividade irá melhorar muito.

6- Estude, estude e estude

O mercado de trabalho tem sofrido demais com profissionais que param no tempo, achando que já sabem tudo, e não se atualizam. Esse tipo de profissional, além de impedir o seu próprio crescimento, freia o desenvolvimento da empresa, impactando negativamente no mercado.

 

Assim, para se destacar profissionalmente no próximo ano, separe um tempo semanalmente para estudar e se atualizar, ficando sempre por dentro dos assuntos inerentes a sua área – e de outras também -. Não seja o profissional freio, seja um foguete.

Do que você precisa?

Agora que já demos algumas dicas para você melhorar a sua vida profissional, queremos te mostrar como realmente você pode chegar lá.

Comece abrindo o ByDelta e listando todas as coisas que você precisa e/ou quer para o próximo ano. Liste também os desafios que te impediram de conquistá-las até hoje. É em cima das suas necessidades que vamos trabalhar a partir de agora. 

Objetivos e metas para sua carreira profissional

Criar objetivos e metas ainda é a forma mais eficaz de organizar o que almejamos, então não pule esta etapa.

Ainda no ByDelta, crie uma lista específica para objetivos e metas (Não sabe a diferença? Clique aqui). 

Na parte de objetivos coloque objetivos gerais, mais amplos, como “comprar um carro”, por exemplo. Já na parte de metas, você pode colocá-las nas subtarefas de cada objetivo, uma vez que as metas são os “degraus” para se chegar no objetivo. Mas não pense que as metas podem ser criadas de qualquer forma, não. Quem é assíduo aqui do blog ByDelta já viu que as metas devem ser criadas seguindo a metodologia SMART (neste artigo explicamos o que é e como fazer as metas SMART), o que aumenta e muito as chances de alcançá-las.

O que você precisa fazer hoje para conquistar seus objetivos amanhã?

“O futuro começa hoje!” 

Parece slogan de escola, mas essa frase diz muito mais do que parece. Ter em mente que o nosso futuro depende única e exclusivamente das nossas ações hoje nos leva a não depender das pessoas ou do que elas falam, além de nos encorajar a começar logo e parar de adiar os nossos sonhos.

Por isso, não perca mais tempo! Queremos te encorajar a dar o primeiro passo: inicie o seu mês gratuito no ByDelta e comece a colocar em prática todas as dicas que demos por aqui. Interrompa o ciclo da procrastinação agora mesmo. 

Quero começar a ser um profissional melhor agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

Mulher cuidando da pele após ter usado o ByDelta para organizar o skincare.
Organização pessoal

Se A Sua Pele Estiver Assim, Cuidado!

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes causadores de doenças. Sobretudo, ela ainda é um ótimo sinalizador de como anda