Asana, Trello ou ByDelta – Qual é o melhor?

Trello Asana ou ByDelta. Qual é o melhor?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Em meio a tantos apps de gerencimento de projetos ficamos confusos e, até perdidos! Asana, Trello e ByDelta são três dos que se destacam por terem funcionalidades bastante diferentes, mas qual deles usar?

A questão é que atualmente, a demanda por tarefas e responsabilidades que um indivíduo possui são enormes. Seja em casa, no trabalho ou com os estudos, ter uma correta organização do tempo se torna um fator crucial para o desempenho destas atividades. Consequentemente, o bem estar destes indivíduos também depende disso.

O International Stress Management Association no Brasil realizou uma pesquisa que indica que 71% dos estressados reconhecem que a falta de tempo é um dos principais fatores de estresse. Por isso, vemos o desenvolvimento de várias ferramentas digitais. Estas têm a proposta de dar dinamismo e regularidade para o dias a dia. É a ideia de trazer ao homem do século XXI, considerado dinâmico, à sanidade. Além disso, é a garantia de organização e melhor performance em suas responsabilidades.

Além daquela agenda gratuita que vem no seu smartphone, há muitas ferramentas no mercado para gerenciamento de tarefas. Já mencionamos aqui três delas. Mas você sabe o que cada uma oferece? Sabe qual seria a mais indicada para seu dia a dia e, como resultado, qual é a mais fácil para você?

Vamos ver o que cada uma delas oferece e como você pode tirar melhor proveito da que escolher.

Trello

De todas é, sem dúvida a mais conhecida. Por ser uma ferramenta muito versátil há uma infinidade de templates para várias situações diferentes que você pode baixar da internet.

O Trello é, basicamente, um quadro de Kambam, no formato de To do List. Ou seja, A ideia é organizar as tarefas em 3 colunas: À fazer, Fazendo e Feito. Porém, nada impede que você coloque mais colunas e use o app da forma que achar melhor.

Esse é, justamente o principal problema! Como tudo é muito “solto” não há um direcionamento de como usar a ferramenta. A maioria dos templates disponíveis são de usuários, o que torna difícil adaptá-los a sua realidade, já que cada um escolhe priorizar o que “lhe dá na telha”.

Além disso, há uma infinidade de Power Naps que você pode escolher para “turbinar” o seu Trello, mas, a maior parte não é gratuita. Isso sem falar que a quantidade de recursos é bem limitada na conta gratuita.

Por esse motivo não há como falarmos como usar o Trello especificamente. Mas se podemos dar um conselho, este é: Se você não é um adepto do Kambam puro, ou se é um iniciante em gerenciamento de tempo, então é melhor não usar o Trello!

Entenda: não estamos falando mal da ferramenta, mas o fato é que você se sentirá perdido em meio a tantas coisas. Além disso, a maior parte dos templates acabarão por irritar você, já que nenhum deles foi pensado na sua necessidade, ou possui um método de uso eficaz. De qualquer forma, a escolha é sua. Nosso papel é apresentar as opções.

Asana

O Asana é o queridinho quando se trata de gerenciamento de projetos. Certamente não há como negar que a ferramenta é extremamente poderosa. Além da tradicional organização por “Boards”, ela possui outras formas de organização como: listas (to do list), calendários e cronogramas, diagrama de gant, etc. Tudo isso possibilita a grande autonomia para que cada equipe escolha qual formato se adequa melhor às suas necessidades.

Outra funcionalidade interessante é que com o Asana você pode emitir relatórios com gráficos. Com eles você consegue fazer uma análise detalhada de desempenho. O melhor de tudo é que é fácil você ver exatamente o que precisa de sua atenção para melhorar. Com todos esses recursos não é à toa que gerentes de projeto escolham o Asana.

A ferramenta também conta com um sistema integrado de mensagens. Você pode enviar e-mails notificando toda a equipe, se necessário. Este sistema funciona de forma independente. Ou seja, a pessoa não precisa estar atrelada a uma tarefa. Essa funcionalidade garante maior concentração nas tarefas, além da otimização de tempo. Muito bom, não é mesmo?

 Como usar o Asana?

Você consegue acessá-lo facilmente via: navegadores de internet, Android ou IOS. A partir daí você pode optar pela versão gratuita ou paga e já pode começar a utilizá-lo sem complicações.

É importante que todos os membros da equipe também possuam o Asana para garantir que as informações e objetivos organizados ali sejam de acesso comum a todos. Inclusive, a ferramenta dispõe da opção de “votação” caso alguma discussão seja aberta ou haja alguma necessidade de definição em equipe.

Pontos contra o Asana

O principal ponto contra é o preço. Assim como no Trello, para ter todas as funções você precisa desembolsar uma quantia em Dólares. Como sabemos, pagar qualquer coisa na moeda do Tio Sam, hoje em dia, não tem sido um bom negócio pra nós BR. Além disso, não é possível adquirir 2, 3 ou 4 licenças. A plataforma vende as licenças de 5 em 5, ou seja: 5, 10, 15, 20, etc.

Embora essa forma de aquisição faça muito sentido para o mercado dos USA, para nós não é tão atrativo. Como para uma empresa Norte Americana os valores cobrados na licença mensal é baixo. Outra coisa é que as empresas dão preferência ao pagamento anual, o que garante descontos ainda maiores. Então, é certo dizer que embora a ferramenta seja sensacional ela é bastante salgada para nossa realidade.

ByDelta

Diferente das outras, o ByDelta é uma ferramenta que foca no equilíbrio entre papéis na sua rotina. Em resumo, nós não somos: pais, conjuge, trabalhador, etc. Em blocos bem definidos de tempo. Somos tudo isso o tempo todo, ao mesmo tempo. Então, como não sacrificar alguma responsabilidade e manter o juizo?

A proposta do ByDelta é justamente essa. Ou seja, mais que um gerenciador de tarefas, ele te ajuda a gerenciar a vida como um todo! Fantástico, não é mesmo?!

Como usar o ByDelta?

Você pode acessar o ByDelta em qualquer navegador de internet. Por enquanto ainda não há um app, mas a previsão de lançamento é ainda no primeiro semestre de 2021. Mesmo assim, a experiência do usuário é excelente no celular.

Logo no ínicio, você percebe a diferença. Como o ByDelta é focado em equilíbrio, você é incentivado a registrar coisas como: humor, consumo de água, alimentação, etc. Além disso, você consegue ver a previsão do tempo também no cabeçalho. Legal, não é mesmo?

A primeira coisa que você deve registrar é seu propósito. Com ele você mantém o foco e entra em estado de Flow mais facilmente

Como dissemos, você pode registrar todos os papéis que você desempenha na sua vida. Desse forma você tagueia suas atividades de acordo com cada coisa que é importante para você. Isso contribui para que você saiba o que está tomando mais seu tempo. Essa identificação é essencial para você conseguir equilibrar papéis que não estão recebendo tanta atenção quanto deveriam.

Metas Smart

A grande sacada, no entanto, é que você pode estabelecer suas tarefas como metas smart. Pode parecer trivial, mas encarar os desafios de seu dia a dia não como uma simples tarefa, mas sim uma missão, te desafia de uma forma muito positiva.

Todos temos a tendência de procrastinar, então usar metas que são específicas, mensuráveis, temporizáveis, atingíveis e relevantes faz total diferença em nosso senso de compromisso. Por isso é que as metas do tipo SMART funcionam tão bem.

Qual é a nossa escolha?

Poderíamos “puxar a brasa para nossa sardinha, mas não faremos isso. Se você precisa de uma ferramenta de gestão de projetos bastante profissional, então o Asana é a sua escolha.
Se o que você precisa é desenvolver hábitos mais saudáveis. Ter melhor qualidade de vida, ou melhorar o equilíbrio do seu dia a dia, sua escolha é, sem dúvida, o ByDelta!

Bônus

Que melhorar seu desempenho no trabalho e, ao mesmo tempo fazer isso melhorando seu equilíbrio, diminuindo o estresse, usando seu tempo de forma mais sábia? Integre o uso do ByDelta com o Asana! Você terá o melhor dos dois mundo na palma de suas mãos e não precisará pagar a licença do Asana. Junto com o ByDelta, a conta gratuita do Asana é mais que suficiente para você dar conta de tudo.

E aí? Gostou? Comente e compartilhe com seus amigos. Ah! Se ainda não tem o ByDelta, crie hoje mesmo sua conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

Mulher cuidando da pele após ter usado o ByDelta para organizar o skincare.
Organização pessoal

Se A Sua Pele Estiver Assim, Cuidado!

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes causadores de doenças. Sobretudo, ela ainda é um ótimo sinalizador de como anda