5 Dicas de como aumentar a sua produtividade e ter mais tempo livre

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Nos dias atuais, temos enfrentado uma demanda cada vez maior de tarefas, e isso é normal. Uma vez que o mundo evoluiu, os processos seguiram o mesmo caminho – alguns sendo otimizados, outros onerados. 

Mesmo diante de tantas tarefas, você até consegue cumpri-las no prazo, mas sente que pode fazer mais? Você sente que seu tempo não rende e que as tarefas que você leva dias para fazer poderiam ser feitas em 2 horas? É exatamente sobre isso que que vamos falar hoje: produtividade.

Empresas - by Giphy

Abaixo, listamos 6 dicas matadoras para você produzir muito mais:

Use e abuse dos planners 

Não ter clareza sobre as tarefas a serem cumpridas é um tiro no próprio pé em questões de produtividade. 

Por isso, é indispensável que você faça o planejamento das suas tarefas, colocando tudo numa lista, planilha ou planner, juntamente com o cronograma de execução. Fazer esse mapeamento e tê-lo sempre a vista irá te ajudar a manter-se no caminho planejado.

Se quiser saber mais sobre planejamento e organização e como ele pode te ajudar a reduzir a ansiedade, não deixe de conferir o nosso artigo clicando aqui.

Defina Prioridades

Em meio a tantas tarefas, pode ser difícil conseguir dar conta de tudo. Entretanto, existem algumas demandas que não podem ser adiadas e é justamente por isso que precisamos priorizar algumas delas.

As tarefas a serem priorizadas serão aquelas realmente importantes e/ou que são pré-requisitos para outras. Você pode defini-las quando estiver fazendo o planejamento. 

Pessoa montando uma lista de tarefas, planejando seu dia a dia e se organizando
by Freepik

Caso seu planejamento seja na agenda ou planner de papel, uma boa estratégia é usar canetas marca-texto para destacar. No caso de planners digitais, como o ByDelta, essa tarefa se torna muito mais simples, uma vez que você pode definir avisos e até mesmo selecioná-las como prioridade.

Faça gestão de tempo

Mais do que organizar tarefas, para melhorar a produtividade é necessário saber gerir o tempo – principalmente o tempo trabalhado. Uma vez que, se você ficar o desperdiçando com futilidades, irá sobrar muito pouco tempo para realmente produzir

Existem algumas técnicas simples de gestão de tempo, mas hoje queremos falar de uma em especial: a técnica Pomodoro. Caso você não a conheça, aqui vai uma pequena explicação: 

Tomate dançando e festejando se referindo ao método pomodoro
by Giphy
  • Ligue o temporizador para 25 minutos. Esse tempo é destinado para focar em uma tarefa; 
  • Ao término dos 25 minutos, conte 5 minutos. Esse tempo será a sua pausa; 
  • Após 4 ciclos (25 de trabalho + 5 de pausa), totalizando 2 horas, faça uma pausa maior de 30 minutos.

As pausas são extremamente importantes para aumentar a sua produtividade. Pulá-las não é uma boa ideia.

Automatize tarefas

A famosa rotina! Assim como a maioria das pessoas, você também deve ter tarefas que se repetem com uma certa frequência, como gerar relatórios e planilhas ou comparar dados, por exemplo. Essas tarefas persistentes tendem a ocupar um tempo que elas não merecem e poderia estar sendo dedicado a outra tarefa.

Felizmente, existem inúmeros softwares no mercado capazes de automatizar processos. Temos certeza que a tecnologia que você precisa para automatizar suas tarefas rotineiras está bem perto de você. Não hesite em investir em tecnologias. Elas poupam tempo, e tempo é dinheiro!

Uma coisa de cada vez

Realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo pode até parecer que é uma estratégia inteligente para otimizar tempo. Mas, não se engane: você está perdendo mais tempo do que ganhando.

Realizar uma tarefa por vez garante que aquela demanda será cumprida da melhor forma possível, com foco, sem distrações, e ainda deixa a sua mente menos sobrecarregada, uma vez que o cansaço mental é um dos grandes responsáveis pela improdutividade.

Pessoa enfiando um dardo no centro de um alvo que está sobre a mesa.
by Freepik
 

Aplicando estas dicas, temos certeza que você será mais produtivo e perderá menos tempo com o que não é importante.

Nossa missão é trazer para você soluções que o ajudem a ganhar mais tempo e não viver em função do trabalho, tendo qualidade de vida acima de tudo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal receber novidades sobre organização pessoal e a ByDelta?

Inscreva-se e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail​

Outros artigos:

Mulher cuidando da pele após ter usado o ByDelta para organizar o skincare.
Organização pessoal

Se A Sua Pele Estiver Assim, Cuidado!

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo contra agentes causadores de doenças. Sobretudo, ela ainda é um ótimo sinalizador de como anda